Projeto Transformador


ATUALIZANDO: Ainda faltam postar aqui, algumas atividades realizadas durante o ano letivo de 2023.

Eu venho desenvolvendo o Projeto "Viaje com a leitura" desde 2015,  e obtendo resultados satisfatórios.
No ano passado, 2022, por ter sido um amo letivo pós pandemia, foi ainda mais desafiador desenvolvê-lo e obter os mesmos resultados. Mas, com determinação e resiliência fui desenvolvendo-o com os meus alunos do 4o ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, e, aos poucos, eles foram se tornando cada vez mais engajados  e avançando no processo de aprendizagem. Chegamos ao final do ano com  os  alunos e seus responsáveis  satisfeitos com as transformações cognitivas e socioemocionais, pelas quais os primeiros passaram  durante a participação  neste Projeto. Tudo isso proporcionou mais visibilidade do "Viaje com a leitura".
Estou orgulhosa do resultado do trabalho que eu, juntamente com os meus alunos, realizamos durante o percurso deste Projeto .

Neste ano, 2023, estou dando continuidade às atividades do "Viaje com a leitura" com a minha turma do 5o ano, cujos alunos são os mesmos da turma  da qual fui Regente no ano passado, o que para mim é muito gratificante e inspirador.

Para conhecer as atividades desenvolvidas pelos alunos em 2022 e as avaliações  realizadas por seus responsáveis,  clique nos botões abaixo.

 Avaliações dos responsáveis dos alunos/2022
Página Incial /2022

Este é o atual Cantinho da Leitura da minha sala de aula.
Todos os livros deste Projeto são de doações.
No início do ano passado tínhamos apenas 2 cestos, com pouquíssimos livros, porém, durante o percurso do "Viaje com a leitura", a quantidade de livros foi aumentando, devido às doações realizadas por diversas pessoas que conheceram o Projeto, e perceberam que ele proporcionaria transformações aos alunos que dele participassem.
Portanto, este ano estamos iniciando com 12 cestos e, aproximadamente, 500 livros.

Empréstimos de livros

Os empréstimos continuam acontecendo, diariamente.
Os alunos dirigem-se ao Cantinho da Leitura, escolhem os livros de acordo com os seus gostos, anotam os dados na ficha da leitura e os levam para casa. Quando acabam de lê-los, dão baixa na ficha, os devolvem para os cestos, momento em que podem realizar novos empréstimos.
Todos os dias eu disponibilizo um momento para os alunos apanharem os livros emprestados. Assim, evita atrapalhar a aula. Entretanto, há alguns alunos que ao acabarem de realizar as suas tarefas, apanham livros para lerem, enquanto aguardam os demais colegas acabarem, para corrigirmos, coletivamente.
Dessa maneira, eles vão desenvolvendo o hábito da leitura e a autonomia, concomitantemente.


Ficha de leitura

Esta é a nova ficha onde os meus alunos registram as datas dos empréstimos, os títulos e autores dos livros que apanham emprestados. Assim, possibilita-me fazer vários tipos de levantamentos, dentre os quais, o do quantitativo de livros lidos por cada aluno.

1º Piquenique Literário

O Piquenique Literário é o momento mágico, em que os alunos viajam com a leitura, trilham pela imaginação e desvendam a criatividade.


(23/03/2023) O Piquenique Literário foi implementado no Projeto "Viaje com a leitura" para incentivar os meus alunos a desenvolverem a prática da leitura, de maneira lúdica.
Ele vem sendo realizado com esta turma, desde o início do ano passado, e  continua acontecendo, semanalmente.
Durante o Piquenique Literário realizamos várias atividades, como: Leitura individual (silenciosa e em voz alta), leitura colaborativa, conversas sobre os livros lidos, contação e recontação de histórias; além dos momentos de socialização, descontração e diversão.

Seguem abaixo, alguns registros do nosso 1º Piquenique Literário, neste ano letivo.

2º Piquenique Literário

(29/03/2023) Durante este piquenique, além da leitura individual silenciosa, realizada por todos os alunos, também houve a recontação de contos clássicos, realizada por dois alunos, voluntariamente.
Foi impressionante assistir aos demais alunos  escutarem as histórias sem desviarem a atenção,  mesmo com todo o ruído que havia no seu entorno.
Houve momento em que um aluno que estava recontando uma das histórias esqueceu uma parte, e os outros  o ajudaram a prosseguir com a recontação. Foi maravilhoso!

Assista aos vídeos a seguir.

3º Piquenique Literário

(05/04/2023)  No 3º piquenique seguimos com a recontação das histórias, pois os meus alunos além de gostarem de ler, adoram contar e recontar histórias para os colegas, e de escutá-los também.
O Piquenique Literário é uma estratégia excelente, através da qual os alunos têm desenvolvido habilidades e competências cognitivas e socioemocionais, de maneira prazerosa.
Temos alguns exemplos de alunos(as) que não liam em voz alta na sala de aula, por se sentirem inseguros(as) e com vergonha, e, quando começaram a participar do Piquenique Literário,  adquiriram segurança e confiança para  para lerem em público.

Durante este Piquenique, logo após o aluno contar a história do livro "Coragem", de James Misse, perguntei  se alguém gostaria de falar sobre o tema em questão.
O aluno que havia lido a história logo deu a sua opinião. Em seguida,  os outros também foram falando suas opiniões sobre o que é ter coragem. Foi muito interessante.
O Piquenique Literário é um momento de grande aprendizado, pois além das atividades de leitura, também dialogamos sobre vários temas e trabalhamos algumas competências socioemocionais.

Dia Nacional do Livro Infantil

((18/04/2023) Neste dia, eu e meus alunos realizamos um Cosplay Literário, fomos de turma em turma e realizamos  contações de histórias de livros infantis para os alunos e professores da nossa escola. Todos ficaram encantados!
Tiveram  algumas crianças das outras turmas que até  pediram autógrafos aos meus alunos.
Esta atividade impactou tanto os  alunos que contaram as histórias, caracterizados de personagens do Sítio do Picapau Amarelo e de livros de contos de fadas, quanto aqueles que os escutaram.
A magia da literatura infantil se espalhou pela escola e encantou até os adultos.

Contando história para a turma do 3o ano

A aluna Beatriz contou a história "As cores de Carolina", de Carol Machado, para os alunos da turma 1301.
De acordo com a sinopse do livro, esta é a história de uma menina  negra, que adorava roupas coloridas, porém, sua mãe não a deixava usá-las, e dizia que não combinava, pois chamava muita atenção.  "Carolina inconformada com isso..." (Carol Machado)

Conheça a história da Carolina, assistindo ao vídeo abaixo. Se tiver oportunidade, leia o livro.

Quanto à história "As cores de Carolina", ela é verídica. Eu conheço a autora. Ela é Professora da Rede de Ensino do Município do Rio de Janeiro, e já trabalhamos juntas.
Eu acredito que a mãe da Carolina falava para a menina que roupas coloridas não combinavam com ela, porque talvez tenha crescido ouvindo a mesma coisa.  Ou seja, estava reproduzindo apenas o que lhe fora transmitido.
Assim como Carolina, não me conformo com atitudes e comportamentos preconceituosos. Portanto, me debruço em leituras, pesquisas e capacitações para aprimorar cada vez mais a minha prática pedagógica e disseminar uma educação antirracista.

Destaque da semana na Plataforma Educacional Porvir

O Porvir é a mais conceituada Plataforma de Inovações Educacionais do Brasil. Ter o meu Projeto "Viaje com a leitura" selecionado para destaque da semana nesta Plataforma, foi muito gratificante para mim e motivador.

4º Piquenique Literário

(03/05/2023)  Neste Piquenique os alunos realizaram a leitura individual silenciosa, como de costume, e um deles contou a história do livro "Raiva" , de James Misse, para os colegas. Em seguida, estes relataram em quais situações este sentimento era despertado neles.

Racismo

(22/05/2023) O RACISMO é o preconceito e a discriminação realizados contra determinadas pessoas, por elas pertencerem a uma determinada etnia ou cor de pele. "A Lei 7.716/89, conhecida com Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade."
Atualmente, ocorreu uma situação de RACISMO envolvendo o atacante brasileiro, Vinícius Júnior, que joga no Real Madrid, na Espanha; que comoveu o mundo inteiro.
Infelizmente, essa não foi a primeira vez. Assim como ele, outros jogadores e pessoas negras também vêm sofrendo RACISMO , constantemente.
Situações como essa não deveriam existir, porém, acontece.

Leia o que o Pontífice Paulo Francisco escreveu em seu twitter, em 21/03/2021, e que citei abaixo.

Postagem do Pontífice Paulo Francisco

"O RACISMO É UM VÍRUS QUE SE TRANSFORMA FACILMENTE E, EM VEZ DE DESAPARECER, SE ENCONDE, MAS ESTÁ SEMPRE À ESPREITA. AS MANIFESTAÇÕES DE RACISMO RENOVA EM NÓS A VERGONHA, DEMONSTRANDO QUE OS PROGRESSOS DA SOCIEDADE NÃO ESTÃO ASSEGURADOS DE UMA VEZ POR TODAS." Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/francisco-o-racismo-um-virus-dia-internacional.html#:~:text=%22O%20racismo%20%C3%A9%20um%20v%C3%ADrus,de%20uma%20vez%20por%20todas%22. Acesso em 29/05/2023.

Precisamos nos manter irredutíveis na causa do combate aos preconceitos e as discriminações raciais. Por isso, realizo um trabalho de conscientização com os meus alunos, com o intuito de desenvolver uma educação antirracista.
Uma das atividades atribuídas, foi uma pesquisa na internet, sobre PERSONALIDADES NEGRAS que marcaram a história.
Posteriormente, realizamos um debate sobre as suas contribuições e confeccionamos um mural com seus retratos e biografias.

Relatos de alunos sobre Racismo

5º Piquenique Literário

(26/05/2023)  Durante este Piquenique alguns alunos recitaram um dos poemas do livro "Festa da Primavera - Aventuras do Araquã", adaptado por Braguinha (João de Barro).
Foi muito emocionante, porque  no início do ano letivo 2022, quando  recebi esta turma e realizei a diagnose dos alunos, os que realizaram a recitaçao ainda  não haviam consolidado a alfabetização,  plenamente.
Como pode observar, as atividades desenvolvidas no Projeto "Viaje com a leitura" contribuiu bastante para que avançassem no processo de aprendizagem, pois em maio, já estão até recitando poemas para os demais colegas.

A prática da leitura é fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
À medida que os alunos desenvolvem o comportamento leitor, além de lerem e escreverem melhor, e terem mais facilidade para compreenderem o que lêem, também estimulam a imaginação e expandem a criatividade, permitindo-os desenvolverem o senso crítico, o raciocínio lógico e habilidades e competências que favorecem a solução de problemas e a realização de atividades de diversas áreas do conhecimento, entre outras.
Assim, os alunos avançam no processo de aprendizagem e desenvolvem  a autonomia, tornando-os mais  para ativos  para atuarem como protagonistas   na construção de conhecimentos.

Gamificação

A Gamificação é uma das Metodologias Ativas que venho utiizando na minha prática pedagógica. No Componente Curricular Matemática, por exemplo, o jogo tem sido uma estratégia divertida e desafiadora, que tem despertado muito interesse nos meus alunos.
Ao atribuir esta atividade, em que utilizariam o JOGO UNO, como recurso, para realizarem cálculos de multiplicação,  deixei que os alunos criassem as próprias regras antes de iniciarem o jogo.
Durante a sua realização,   percebi que ao jogarem, alguns grupos substituíram as estratégias iniciais, com o objetivo de obterem melhores resultados.
Foi encantador vê-los desenvolvendo a atividade com entusiasmo e autonomia , e atuando como protagonistas no próprio processo de aprendizagem.

Rotação por Estações

A Rotação por Estações é outra Metodologia Ativa.
Os alunos são divididos em grupos, e cada grupo representa uma estação. As atividades são  organizadas em circuito, e não  precisam estar relacionadas umas com as outras.  Durante o circuito não é necessário respeitar uma ordem para troca de estação, é preciso apenas que o(a) professor(a) determine o tempo de duração das atividades, sinalize o momento da troca de estação, e que todos  os alunos concluam o circuito.
Neste dia, durante a aula de Matemática,  eu dividi a turma em grupos de 4 alunos, e propus atividades a serem desenvolvidas através da Rotação por Estações. Os conteúdos trabalhados foram: Formas e Sólidos Geométricos, Sistema de Numeração Decimal, Multiplicação e Plano Cartesiano.
A aula, além de produtiva foi muito divertida, conforme pode observar no vídeo.


7º Piquenique Literário

(23/06/2023) Hoje, no nosso Piquenique, ministrei a aula de Ciências Humanas.
O tema abordado foi MIGRAÇÃO, e como de praxe, a leitura dos textos foi realizada de maneira colaborativa. À medida que íamos lendo os textos, realizávamos os debates sobre o tema citado. Os alunos adoraram.
Às vezes é necessário o(a) professor(a) mudar, não apenas a metodologia, mas também o local da aula. E esta é uma estratégia que sempre estou utilizando, pois deixa os meus alunos animados e mais receptivos à aprendizagem.


Minha turma visitando a Bienal do Livro


(05/09/2023) Nesta data  eu e meus 34 alunos, juntamente com mais 3(três) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, da nossa escola, acompanhados da Direção e de seus respectivos Professores, visitamos a Bienal do Livro.
Foi um momento único e inesquecível!
Único porque na próxima Bienal do Livro, em 2025, não estaremos mais juntos, pois eles estarão em outra escola, e inesquecível porque ficará gravado em nossas memórias.
Os meus alunos nunca haviam ido a uma Bienal do Livro, e a maioria deles, sequer havia visitado outra feira de livros. Quando chegamos lá, parecia que estávamos entrando no mundo encantado. Eles ficaram impressionados! 

Neste ano, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, além de disponibilizar um vale de R$100,00 (cem reais) para todos os profissionais da Educação comprarem livros, também disponibilizou um cartão no valor de R$20,00 (vinte reais) para os alunos que fossem à Feira com a sua escola, pudessem comprar livros. Além disso, também disponibilizou ônibus. Esta iniciativa possibilitou a visitação de estudantes de vários segmentos da Rede de Ensino do Município do Rio de Janeiro à Bienal do Livro, e a compra de livros por eles.


De acordo com alguns relatos dos meus alunos, "estar naquele espaço enorme, espaço gigante, cheio de livros, foi emocionante, causou alegria,  ansiedade..."
O que os assustou um pouco, foi a quantidade de pessoas circulando e aguardando nas filas para comprar livros.
Uma aluna relatou que: "Havia visto no tiktok, vídeos de pessoas visitando a Bienal, mas não imaginava que ela e os colegas da turma pudessem ir lá"."
 
Outra aluna disse que: "Sentiu uma mistura de emoção com felicidade, por estar num lugar gigante, com tantos livros e pessoas comprando-os, e ao mesmo tempo sentiu-se indecisa, sem saber que livro comprar, diante de tantas opções."
E a outra relatou que: "Ao poder escolher e pagar o próprio livro, com o cartão recebido da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sentiu-se independente."

Um aluno relatou que: "Sentiu-se muito feliz, pois foi uma experiência nova na vida dele; e feliz de estar lá, já que é difícil as pessoas conseguirem ir, devido ser caro."
O outro relatou que "Ficou muito feliz por poder comprar o seu primeiro livro, pois ele costumava ganhar, mas nunca havia saído para escolher e comprar um livro. Isso o motivou a querer comprar mais livros."
Através dos relatos acima, é possível perceber o quanto ficaram encantados.
Durante todo o tempo em que estivemos visitando a Bienal do Livro,  a maioria dos meus alunos ficaram impressionados com o espaço ocupado pela Bienal, a quantidade de livros e de pessoas circulando por lá. 

Vivenciar os meus alunos visitando várias editoras na Bienal do Livro,  e escolhendo os livros de acordo com os seus gostos literários, comprando-os, efetuando o pagamento das suas compras e conferindo as notas, com autonomia, conforme pode observar nos registros abaixo, foi muito gratificante. 
Este é o resultado de um trabalho de incentivo à leitura, que alcançou muito além da leitura. E que só foi possível porque eles se sentiram motivados pelo Projeto "Viaje com a leitura"  no qual encontram-se engajados até hoje.

Piquenique Literário - Chegada da Primavera

(22/09/2023) Os meus alunos, além de gostarem de  contar,  recontar e escrever histórias, também gostam de recitar, declamar e escrever poemas. 
Então, para comemorar a chegada da Primavera, escolhemos os poemas do livro "Festival da Primavera - Aventuras do Araquã", adaptado por Braguinha (João de Barro). 
Os alunos  já vinham ensaiando-os para apresentá-los para a escola. Então, me pediram para apresentarem para a própria turma, durante este Piquenique Literário.
Embora esta apresentação tenha sido apenas um ensaio, foi emocionante  assistí-los  declamarem.
Assistam ao vídeo,

Produzindo poemas

Desde que comecei a desenvolver o Projeto "Viaje com a leitura" com esta turma, no ano passado, além de incentivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura,  tenho incentivado-os a  escreverem diversos gêneros textuais.

(29/09/2023) Este poema foi escrito por minha aluna, Beatriz.
Esta é uma evidência de como o Projeto vem contribuindo para os avanços dos meus alunos em seu  processo de aprendizagem.
Além da formação de leitores, o "Viaje coma leitura" também tem contribuído para a formação de escritores.

Retrospectiva 

Há um ano, motivados pelo Projeto "Viaje com a leitura", os meus alunos Daniel, Enzo de Oliveira, Nathã e Vitor, escreveram o poema "Sonhos de criança" . E, com o apoio da Professora de Educação Musical, Ana Lúcia, transformaram o poema num Rap e, juntos com outros colegas de turma (Alana, Raphaela, Victória, e Lucas), e Raphael da turma 1503, participaram do FECEM - Festival da Canção das Escolas Municipais - 1ª CRE/RJ, e   conquistaram o 1º lugar.
Foi uma apresentação encantadora!

Veja a letra da música e assista ao vídeo dos alunos cantando-a.

Produzindo histórias em quadrinhos

(09/10/2023) Nesta data organizei os meus alunos em duplas, e os solicitei que produzissem  histórias em quadrinhos.
Alguns alunos apresentaram dificuldades em desenvolverem este gênero textual, no que se refere aos tipos de balões a serem utilizados para determinadas situações. No entanto, à medida que eu fui andando pela sala de aula, acompanhando as produções,  procurei orientá-los. 
Ao final da atividade, o resultado foi maravilhoso.

Veja abaixo, algumas produções.

Para ler a históriaem quadrinhos em PDF, produzidas por meus alunos, clique na imagens abaixo.

1ª História em Quadrinhos

Culminância do Projeto
"Viaje com a leitura"


(11/12/2023)  Nesta data aconteceu a Culminância deste Projeto. 
Contamos com a presença de uma convidada especial: 
Escritora Ana Carolina Machado , autora do livro "As cores de Carolina".
Além dela, participaram da Culminância:
-Responsáveis dos meus alunos;
-Diretora Adjunta, Rose Barreto;
-Diretor Adjunto, Márcio Viegas;
-Coordenadora Pedagógica, Cristina Maria;
-Professores Amanda, Ana Paula Bianca, Cida, Dandara, Guilherme, Lídia e respectivos alunos.
A Culminância foi um sucesso!


Iniciando a Culminância

Como neste dia o tempo estava chuvoso, não foi possível realizar a Culminância debaixo da árvore frondosa, onde eu e meus alunos costumávamos realizar os nossos Piqueniques Literários. Então, a Culminância aconteceu na minha sala de aula.
O momento registrado neste vídeo, eu e meus alunos estávamos preparando para iniciar a Culminância do Projeto. 
Eu aproveitei para  incentivá-los e, ao mesmo tempo,  acalmá-los, pois estavam muito ansiosos para saberem se a Escritora, Ana Carolina Machado, participaria da Culminância.
Não vou negar, até eu estava ansiosa pela chegada dela.

A seguir, encontram-se alguns registros.

Chegada da Escritora Ana Carolina Machado na Culminância

Carol Machado, como é chamada Ana Carolina Machado, é escritora e autora do livro "As cores de Carolina".
Os meus alunos ficaram tão surpresos com a chegada da Carol Machado em nossa sala de aula, que não acreditaram que era ela, realmente. Talvez porque não tivessem imaginado um dia conhecer pessoalmente uma autora de livros. 
Em 2022 adquiri o seu livro e levei para o acervo do Projeto "Viaje com a leitura", que fica no Cantinho da Leitura da minha sala de aula.  Então, li para os  alunos, e eles ficaram impressionados com a história, e por diversas vezes, o apanharam para ler e reler. Principalmente, porque o tema é instigador.
Faltando dois meses para a Culminância do Projeto, eu e meus alunos começamos a organizar como seria e quais atividades iríamos apresentar. E a dramatização da história do livro "As cores de Carolina" foi uma das escolhidas.
Eu deixei que as alunas organizassem todas as etapas da dramatização, inclusive, que escolhessem quem representaria as personagens da história.
Eu fiquei responsável por convidar a sua autora, Carol Machado, para participar da nossa Culminância. E, para minha felicidade e das crianças, ela confirmou presença, e lá estava no dia 11 de dezembro, participando conosco.

A seguir, encontram-se alguns registros da Autora, Carol Machado, conversando com os meus alunos. 

Ana Carolina Machado conversando com os alunos

Momento inesquecível!
Carol Machado  conversou com os meus alunos sobre vários assuntos, dentre eles, a publicação,  o lançamento  e a divulgação do seu livro; o trabalho que vem realizando nas escolas e a sua participação na Bienal do Livro.
Durante a conversa,  os alunos, muito curiosos,  não hesitavam em fazer perguntas  à autora, que as respondia prontamente. 
Foi uma manhã maravilhosa, e de muito aprendizado, não só para os alunos, mas para mim também e para todos os demais participantes da Culminância.

Nesta imagem temos, da esquerda para a direita, Rose Barreto-Diretora Adjunta da escola na qual sou Rogente, eu-Profª Márcia Conceição (autora deste Projeto) e a Escritora Ana Carolina Machado.

Discurso sobre o Projeto
"Viaje com a leitura"

Quando criei este Projeto, pensei em incentivar a prática da leitura e a produção literária. Porém, procurei desenvolver as atividades de modo que envolvessem as diversas áreas do conhecimento. E, graças ao engajamento dos meus alunos, conseguimos realizar esse trabalho de maneira interdisciplinar, em que eles desenvolveram habilidades e competências que vem contribuindo para sua formação integral, como demonstram os registros realizados neste site.

Dramatização da história do livro
"As cores de Carolina", de Carol Machado

Logo após eu concluir o discurso sobre o Projeto "Viaje com a leitura" e fazer os agradecimentos, dei início à apresentação da dramatização da história do livro "As cores de Carolina", de Carol Machado, a qual as minhas  alunas haviam ensaiado para a Culminância do Projeto.
Elas ensaiaram durante  3 semanas. Além de ensaiarem em casa, ensaiaram na sala de aula, 2 vezes por semana, com minha mediação. Durante os ensaios foi possível perceber o quanto as alunas se  esforçavam  para desenvolverem bem aquela atividade.
À medida que foi chegando o dia da apresentação, as alunas foram ficando cada vez mais ansiosas e preocupadas, pois eu havia comentado que iria convidar a autora do livro para participar da Culminância. O que elas não sabiam é que Carol Machado  já havia aceitado o convite e confirmado a sua presença. 
No dia da Culminância, quando as alunas iniciaram a apresentação, o silêncio tomou conta da sala de aula. Todos  as pessoas que estavam presentes ficaram sensibilizados com a história e encantadas com a apresentação das alunas.
De acordo com o relato da Carol Machado, ela ficou muito emocionada.
Senti muito orgulho das minhas alunas, pois apresentaram um belo trabalho.

Assista  ao video da dramatização. Postei aqui, apenas parte da apresentação. Sugiro que  leia o livro.

Carol Machado contando a sua história

Quando as alunas terminaram a apresentação da dramatização, a Autora Carol Machado falou um pouco sobre a sua infância, e sobre como a dramatização da história do seu  livro "As cores de Carolina" a impactou, e o quanto a deixou emocionada.
Para mim e meus alunos, foi muito gratificante e inspirador escutá-la.
Foi um momento de muita emoção, que ficará registrado em nossas memórias.