O Projeto "Viaje com a leitura" visa incentivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e a produção textual.
Ele é TRANSFORMADOR visto que, à medida que os alunos vão se transformando em leitores, desenvolvem habilidades e competências que os favorecem realizar atividades de várias áreas do conhecimento. Desta maneira, avançam no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvem a AUTONOMIA e o PROTAGONISMO na construção de conhecimentos.
Portanto, é fundamental que incentivemos as crianças à leitura, desde cedo.
Ambiente Alfabetizador
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial que as salas de aula sejam transformadas num ambiente alfabetizador.
De acordo com Ana Teberosky, um ambiente alfabetizador "É aquele em que há cultura letrada, com livros, textos - digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo o momento esses escritos, que faz circular ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora".
Corroborando com o que diz a autora acima, eu costumo disponibilizar na minha sala de aula, livros e diferentes gêneros textuais, os quais os alunos podem manuseá-los, possibilitando a leitura e familiarização com as suas estruturas e funcionalidades.
Acredito que desta maneira proporciono aos meus alunos condições para que desenvolvam a prática da leitura e, por conseguinte, apresentem o comportamento leitor, atitudes que influenciam significativamente na linguagem escrita e no desenvolvimento do senso crítico.
Dos gêneros textuais disponíveis; os contos , as fábulas, as parlendas, os poemas e as receitas são os preferidos pelos alunos. Inclusive alguns destes costumam pedir para levarem receitas para casa, para que suas mães as prepararem para eles.
A maneira como estes textos estão circulando socialmente, não apenas na minha sala de aula, mas, nas casas dos meus alunos também, é possível porque procuro oferecê-los um ambiente alfabetizador, em que possam estar em contato direto com a leitura e a escrita, diariamente.
Empréstimos de livros
Alunos que estudam num ambiente onde circulam a leitura e a escrita, tendem a desenvolver o gosto pela leitura e a se apropriarem da linguagem escrita mais rápido.
Conforme mencionado anteriormente, abaixo encontram-se registros da aluna anotando os títulos dos livros e os nomes dos alunos que estão levando-os emprestados.
Agora, ela está dando baixa nos empréstimos dos livros que os alunos estão devolvendo.
Os livros lidos em sala de aula não são anotados.
Ficha de leitura
Como o interesse dos alunos pela leitura foi aumentando a cada dia, os empréstimos passaram a acontecer diariamente. Com isso, decidimos mudar a maneira de registrar os livros emprestados, começamos a utilizar fichas.
Agora, o aluno após escolher o livro de seu interesse, anota na própria ficha, o título e o nome do autor do livro . E, quando acaba de lê-lo, dá baixa na ficha e o devolve para os cestos de livros, que ficam no Cantinho da Leitura da sala de aula, momento em que ele pode apanhar outro emprestado.
Desta maneira, o aluno desenvolve a autonomia e atua como protagonista no seu processo de aprendizagem.
A utilização de fichas favoreceu-nos realizar o levantamentos dos quantitativos de livros lidos pelos alunos.
Leitura
A prática da leitura é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois oferece ao aluno um leque de possibilidades de aprendizagem.
Através da leitura o aluno estimula e desenvolve a imaginação e a criatividade; amplia o vocabulário; adquire novos conhecimentos; e desenvolve habilidades, como: oralidade, fluência leitora e compreensão de textos lidos, entre outras.
No início do ano letivo a maioria dos meus alunos não demonstravam interesse pela leitura, e outros procuravam ler livros com histórias curtas, pois diziam ser mais fácil. No entanto, desde que comecei a trabalhar com o Projeto "Viaje com a leitura", aos poucos eles estão mudando de comportamento. Os primeiros já estão apanhando livros para ler e os últimos lendo livros com histórias mais longas.
É muito gratificante perceber que os meus alunos estão engajados no Projeto, desenvolvendo a prática da leitura. Essa mudança de comportamento me motiva a cada dia.
Existem várias modalidades de leitura. Através dos registros abaixo, você poderá acompanhar as praticadas pelos meus alunos.
Leitura Individual
A leitura individual é aquela em que o aluno, sozinho, dialoga com os textos e com as imagens, em voz alta ou silenciosamente, e tenta compreender o texto lido, momento em que desenvolve habilidades e competências.
Este tipo de leitura é muito importante, e deve ser estimulada desde cedo, na Educação Infantil, visto que ao praticá-la o aluno experimenta várias estratégias para ler e compreender o texto, possibilitando, assim, o desenvolvimento das habilidades de leitura e a compreensão leitora.
Observe abaixo, registros de leituras individuais praticadas pelos meus alunos.
Momento da leitura silenciosa em sala de aula
Leitura em voz alta
No processo de ensino e aprendizagem é fundamental que o(a) professor(a) realize a contação de histórias, pois desperta nos alunos o gosto pela leitura.
O professor(a) também deve propiciar aos seus alunos, práticas de leitura em voz alta, pois possibilita-os desenvolver a fluência leitora e compreender melhor os textos lidos.
Portanto, a leitura em voz alta faz parte da minha prática pedagógica, e é desenvolvida com frequência pelos meus alunos.
Leitura em voz alta realizada pelo professor(eu)
A leitura realizada acima foi da história "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado.
Os alunos ficaram encantados com o enredo.
Toda vez que realizo a contação de histórias para os meus alunos, costumo fazer uma leitura reflexiva, momento em que converso com eles sobre o texto lido, faço-lhes perguntas, de maneira que possam respondê-las explicitamente. Às vezes eles também fazem inferências.
Leitura em voz alta realizada pelos meus alunos
Conforme mencionado anteriormente, a leitura em voz alta é praticada constantemente pelos meus alunos, o que vem contribuindo para o desenvolvimento da fluência leitora deles.
Assista aos vídeos abaixo, leituras realizadas por eles em sala de aula e durante os nossos 1º e 3º Piqueniques Literários.
Aluna Raphaela lendo o Texto "Um dia com o Batman",
produzido coletivamente
Aluno Gabriel Costa recitando o Poema "O senhor jacaré", produzido por ele e sua mãe
Aluno Vitor lendo livro para o colega
Aluna Andressa recontando a história "A princesa que escolhia", de Ana Maria Machado
Aluno Vitor recitando o Poema "O girassol",
de Vinícius de Moraes
Aluno Rafael Bruno recitando o Poema "O pinguim",
de Vinícius de Moraes
Leitura Colaborativa
A Leitura Colaborativa é aquela em que o professor e os alunos realizam juntos, a leitura de um mesmo texto. E, após a leitura, realizam reflexões acerca do texto lido e discursam sobre ele.
Normalmente, quando estou trabalhando os conteúdos de diversos componentes curriculares, procuro compartilhar a leitura dos textos com os meus alunos, e aproveito o momento para fazermos uma leitura reflexiva, o que favorece a compreensão leitora deles.
Portanto, essa modalidade de leitura também é praticada pelos meus alunos, com frequência. Com isso, eles estão melhorando a entonação, a expressividade e o ritmo de leitura, favorecendo o desenvolvimento da fluência leitora.
Assista aos vídeos abaixo, meus alunos praticando leituras colaborativas ou compartilhadas.
Leitura Colaborativa
Leitura Colaborativa
Leitura Digital
A leitura digital é a leitura realizada por meio virtual, e para realizá-la precisamos da internet.
Podemos utilizar alguns suportes, como: plataformas digitais, redes sociais, e-books, etc. Mas, para isso temos que usar o computador, tablet ou aparelho celular.
Com a pandemia da Covid-19 foi necessário submetermos ao isolamento social, consequentemente, cresceu a utilização das tecnologias digitais. A leitura digital foi um recurso muito utilizado durante esse período e, ainda continua sendo, devido a sua acessibilidade digital e praticidade, embora tenha algumas desvantagens.
Alguns autores costumam disponibilizar suas obras para leitura gratuita, em PDF. Porém, é necessário confirmar se elas estão em domínio público.
Além de praticarmos a leitura digital quando lemos livros, revistas, artigos... digitalmente, também a praticamos quando realizamos pesquisas na internet. Esta última, muito utilizada por meus alunos, visto que costumo desenvolver com eles, aulas invertidas.
Ao assistir este vídeo, perceberá que corresponde a uma pesquisa sobre animais vertebrados e invertebrados.
Leitura Deleite
A leitura deleite é a leitura pelo ato de ler de maneira prazerosa, descontraída, que nos faz bem.
Eu e meus alunos, às segundas-feiras, pela manhã, realizamos o Piquenique Literário. Ele teve início em 09/05/2022 , tem duração de aproximadamente, 50 minutos, e acontece no pátio da escola, debaixo de uma árvore com copas frondosas, momento em que todos se deleitam na leitura.
Quando há intempéries climáticas, realizamos o Piquenique Literário em outro local da escola. E, quando não é possível realizá-lo na segunda-feira, o realizamos em outro dia da semana, mantendo a rotina.
Piquenique Literário
Como os alunos já havia ficado em isolamento social por praticamente 2 anos, implementei no Projeto "Viaje com a leitura", a realização semanal de um Piquenique Literário, para incentivar ainda mais os meus alunos a desenvolverem a prática da leitura.
Combinei com os alunos que toda segunda-feira, no primeiro tempo/aula, teríamos o momento de leitura, mas que este seria fora da sala de aula, e eles adoraram a ideia.
No entanto, o Piquenique Literário não é apenas o momento de interação, durante o qual acontecem:
-leitura em voz alta realizada por mim, professora da turma;
-leitura individual (silenciosa e em voz alta) realizadas pelos alunos;
-conversas sobre as histórias lidas;
-trocas de livros já lidos, realizadas uns com os outros;
- leitura compartilhada;
-contação e recontação de histórias.
Ele também é o momento de socialização, descontração e diversão.
É importante salientar que, iniciar a semana com o Piquenique Literário tem feito um bem enorme aos meus alunos, que vêm enfrentando vários desafios para construírem novos saberes.
Observe abaixo, registro do nosso 1º Piquenique Literário.
Momentos da leitura deleite
Observe abaixo, registros de alguns de nossos Piqueniques Literários.
Doação de livros
No decorrer do Projeto "Viaje com a leitura" tenho incentivado os meus alunos e outras pessoas à doação de livros, visto que além de ser uma ação social, contribui para a formação de novos leitores.
O livro não deve ficar parado. Se você já o leu e não pretende fazê-lo novamente, a doação é uma ótima alternativa, pois proporciona a outras pessoas, a leitura desse livro, podendo, assim, contribuir para que elas desenvolvam o gosto pela leitura e se tornem novos leitores.
Deixo registrada aqui, a minha gratidão aos alunos e seus responsáveis, e àquelas pessoas que mesmo fora do âmbito escolar, quando tomam conhecimento do meu Projeto, decidem doar livros, disponibilizando novas leituras para os alunos e ampliando o acervo do Projeto.
Doações feitas por mim, meus alunos e Adilson, Agente Educador
Doação de livros feita pela Escritora
Ana Maria Machado
Em busca de doações de livros para o acervo do Projeto "Viaje com a leitura", enviei e-mail para a Escritora Ana Maria Machado.
Tamanha foi a minha surpresa, quando no dia seguinte ao envio do meu e-mail, sua assessora respondeu o meu e-mail, pedindo que eu a enviasse o meu endereço, pois a Escritora queria enviar-me alguns exemplares de seus títulos, assim como o fez.
Então, para que os meus alunos conhecessem um pouco mais a história da Escritora, os solicitei que pesquisassem a sua biografia na internet. Eles ficaram tão empolgados com o resultados pesquisa, que resolveram desenhar o retrato da Ana Maria Machado e capas de alguns livros de sua autoria.
Por fim, conversamos sobre a biografia da Escritora e organizamos os desenhos nos murais da nossa sala de aula.
Livros doados pela Escritora Ana Maria Machado
Murais - Escritora Ana Maria Machado
biografia - retrato - capas de livros de sua autoria
Doação feita pela Paula (amiga da escola)
Produção Textual
Uma atividade quando proposta aos alunos, precisa ter significado para eles. E, para que a aprendizagem seja significativa, tem que haver participação ativa dos alunos na organização das atividades. Não podemos desconsiderar os seus conhecimentos prévios, seu contexto social e sua realidade.
Visto que este ano letivo é pós-pandemia, durante o período de realização da diagnose procurei atribuir atividades que me possibilitassem, além de identificar as hipóteses de escrita dos alunos, perceber como eles se encontravam emocionalmente, ao retornarem ao ensino presencial.
Então, solicitei aos alunos que fizessem uma lista com alguns desafios que haviam enfrentado no ano anterior, e outra com suas expectativas para 2022. Após eles escreverem os textos, os li e conversei com eles, momento em que cada um falou um pouco sobre o que havia listado, e algo mais.
Naquele momento, foi possível perceber o quão os alunos ainda encontravam-se fragilizados e preocupados com a pandemia.
Por fim, organizamos o mural abaixo.
Atividade: Listar desafios enfrentados em 2021
Atividade: Listar expectativas para 2022
Vacina Infantil
No Município do Rio de Janeiro, a Vacinação Infantil, como medida de prevenção contra a Covid-19, teve início no mês de janeiro do corrente. Porém, no início, os responsáveis dos alunos demonstraram muita preocupação em vaciná-los, com receio de que a vacina pudesse causar efeitos colaterais em seus filhos.
O ano letivo iniciou em 06 de fevereiro, com aulas presenciais. E, a vacinação citada anteriormente, foi um tema muito discutido na escola na qual leciono.
Diante a sua relevância, levei para a sala de aula, duas publicações sobre a Vacina Infantil, para dialogar com os meus alunos.
Após os diálogos, os solicitei que escrevessem alguns comentários.
Para lê-los, basta clicar na imagem abaixo.
Gênero Textual - Receita
Com o objetivo de trabalhar este gênero textual de maneira lúdica e, que também tivesse significado para os meus alunos, sugeri, primeiramente, que assistíssemos o filme "A Princesa e o Sapo".
Este filme fala sobre o sonho da Princesa Tiana que, desde criança acompanhava o seu pai na preparação das receitas. Ele sempre a dizia que um dia abriria o seu próprio restaurante, mas, infelizmente, morreu sem realizar o seu sonho. Então, Tiana prometeu a sua mãe que realizaria o sonho do pai.
Depois, sugeri que após assistirmos o filme, conversássemos sobre o tema, e assim fizemos. Durante a conversa surgiu a ideia da elaboração de um e-book de receitas da turma.
Por último, combinamos que cada um prepararia uma receita com o apoio do seu responsável, e enviaria os registros para mim, em imagens, dos momentos da preparação da mesma. No dia seguinte, deveria levar para a sala de aula, a receita escrita, de acordo com a sua estrutura. Então, eu digitaria as receitas de todos os alunos e organizaria um e-book.
A seguir, encontram-se as etapas da atividade.
Produção de desenhos
O desenho, além de ser uma maneira de manifestação através de formas, em que predominam a imaginação e a criatividade, também é uma maneira de representação, e contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
É de grande importância que os alunos produzam desenhos, pois além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, contribui significativamente para a aprendizagem. E, considerando que este ano letivo é pós pandemia, e esta perdurou, aproximadamente, por dois anos, realizar atividades com desenhos é fundamental .
Os desenhos apresentados nos murais representam trechos do livro "Planeta Água", de Sérgio Vale, lido por mim, em sala de aula. O tema principal é a importância da água.
Após a leitura realizamos uma discussão sobre o tema e, em seguida, os alunos representaram alguns trechos com desenhos, conforme podem observar nas imagens dos murais abaixo.
Família & Escola, parceria que dá certo!
A parceria Família e Escola é fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
Quando a Família participa ativamente da educação escolar da criança e acompanha o seu processo de aprendizagem, a última se sente mais segura e estimulada, o que proporciona-lhe motivação para aprender e apresentar bom desempenho escolar.
Leitura em família
4º Piquenique Literário
Relatos das responsáveis
No 4º Piquenique Literário, realizado no dia 30/05/2022, estiveram presentes três responsáveis: Amália, Diana e Liliane (da esquerda para a direita).
Elas ofereceram-nos um lanche delicioso, transformando o nosso piquenique num dia especial. E, como era aniversário do aluno Danilo, aproveitamos para cantar parabéns.
Antes dos parabéns, as mães fizeram depoimentos, através dos quais eu pude perceber o quão o Projeto "Viaje com a leitura" tem contribuído para o processo de aprendizagem dos alunos.
O Projeto "Viaje com a leitura" inspirando professores
A Professora Lídia, inspirada no meu Projeto "Viaje com a leitura", criou o seu Cantinho de Leitura e prestou-me uma linda homenagem, dando a ele o seguinte nome:
"Espaço do Saber Profª Márcia Conceição" .
Na imagem abaixo, da esquerda para a direita temos: Samara Barbosa-Diretora Titular, eu-Profª Márcia Conceição, Adilson-Agente Educador, Professora Lídia e Cristiano-Agente Educador. Todos são da E.M. Edmundo Bittencourt, escola na qual leciono.
Visita do Book Truck
No dia 27 de junho recebemos o Projeto Book Truck em nossa escola. É um projeto itinerante de incentivo à leitura.
Os coordenadores do projeto apresentaram uma peça teatral, durante a qual os alunos puderam interagir.
Em seguida, os alunos puderam visitar o interior do carro, e escolher um livro para ler. No interior do Book Truck haviam diversos livros, audiobooks para leitores com deficiência auditiva e livros em braile para leitores com deficiência visual.
Naquele dia, eu e meus alunos realizaríamos mais um de nossos Piqueniques Literários, mas como recebemos o Projeto Book Truck em nossa escola, cujo objetivo principal é o incentivo à leitura, o mesmo do projeto que venho desenvolvendo com eles, "Viaje com a leitura", optamos por não realizá-lo.
Por fim, a Samara Barbosa-Diretora Titular, levou o Jonatan e Marcelo, coordenadores do Book Truck, na minha sala de aula, momento em que conversamos um pouco sobre o meu Projeto "Viaje com a leitura", e compartilhamos algumas ideias. Além disso o primeiro conversou com os meus alunos e cantou um música para eles.
Vivenciar momentos como este é muito importante, visto que nos inspira.
Live - Conversando sobre o Projeto "Viaje com a leitura"
Esta conversa foi realizada no dia 22/07/2022, no Canal "Conversas com Múltiplas Falas", da qual a Profª Drª Adir Luz é a Coordenadora Responsável.
Durante a conversa apresentei o Projeto "Viaje com a leitura" e discursei sobre as atividades desenvolvidas pelos meus alunos, enfatizando a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem.
Por que é fundamental a formação do aluno leitor?
Através da leitura os alunos estimulam e desenvolvem a imaginação e a criatividade, que contribuem para melhorar o desenvolvimento intelectual, possibilitando-os desenvolver habilidades e competências que os permitirão realizarem diversas atividades com autonomia, avançarem no processo de aprendizagem e atuarem como protagonista na construção do conhecimento.
A leitura, além de ser essencial na formação do indivíduo, contribuindo para o exercício da cidadania, também é forte dispositivo para produzir o senso crítico, levando o sujeito a refletir melhor e ter uma visão de mundo no qual se encontra inserido, possibilitando-o compreender e intervir na realidade social.
Dia dos Pais
Como venho desenvolvendo um projeto de leitura com os meus alunos, nada mais original do que eles homenagearem seus pais ou a pessoa que escolheram para homenagear neste dia, com mensagens produzidas e lidas por eles.
Alguns alunos escreveram poemas, outros preferiram escrever cartas... A escrita foi realizada em sala de aula, os textos revistos por mim, juntamente com os alunos, e, em seguida, eles leram suas mensagens, momentos que registrei em vídeos, para depois editá-los e enviá-los.
Por fim, no Dia dos Pais, os alunos prestaram suas homenagens.
Assista abaixo, a homenagem de um dos meus alunos.
Folclore Brasileiro
(Regiões Brasileiras)
Como no dia 22 de Agosto comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro, procurei fazer algo diferente de ler as lendas e realizar atividades sobre elas, propus aos meus alunos o seguinte desafio: Para conhecerem um pouco mais sobre o nosso folclore, deveriam pesquisar na internet, sobre a história e alguns aspectos artísticos e culturais das Regiões Brasileiras.
Dessa maneira, eles fizeram uma viagem com a leitura, através da qual conheceram as Regiões, as belezas e riquezas que integram a cultura popular delas.
Esta atividade foi desenvolvida em duas semanas.
No vídeo abaixo, gravado em 05/08, do corrente, encontram-se as minhas orientações para a pesquisa.
A turma foi organizada em cinco grupos de alunos, e cada um destes recebeu o nome de uma Região Brasileira. Seus líderes criaram um grupo no whatsapp para se comunicarem e compartilharem as pesquisas.
Como os alunos ainda não dominavam algumas tecnologias, eu criei um padlet para postar as pesquisas das Regiões Brasileiras, que eles realizaram.
Abaixo encontram-se as pesquisas do Grupo da Região Sul.
10º Piquenique Literário
Como acontece em todo Piquenique Literário que realizamos no final de cada mês, neste estiveram presentes algumas responsáveis. São elas: Daniele, Noemia, Amália(da esquerda para a direita) e Cássia(sentada). Ambas representaram os demais responsáveis, e ofereceram-nos um lanche delicioso.
Assista aos vídeos a seguir.
Durante o Piquenique Literário, as responsáveis relataram brevemente, como acontecia a leitura em sua infância.
Além dos alunos praticarem a leitura individual, alguns praticaram a leitura colaborativa, da Fábula "A cigarra e a formiga", adaptada por Monteiro Lobato.
Em seguida, o aluno Rafael recitou o Poema "Piquenique Literário", de sua autoria.
11º Piquenique Literário
Como de praxe, durante os nossos Piqueniques Literários ocorre a interação entre os alunos, que praticam vários tipos de leituras.
Assistam aos vídeos abaixo.
Leitura individual - silenciosa
Leitura em voz alta - Aluna Beatriz lendo sua fábula
Leitura em voz alta - Aluno Gabriel Cabral lendo seu conto
Jornal da Turma 1401
(Edição 01)
A produção de um jornal foi mais uma atividade implementada no Projeto "Viaje com a leitura".
No entanto, não foi possível dar início a esta atividade no 1º semestre, visto que, devido à pandemia da Covid-19, os alunos apresentavam muita defasagem na aprendizagem e era necessário muito empenho para fazer a sua recomposição.
Além disso, tivemos que desenvolver outros projetos durante o ano letivo, como o "70 anos da E.M. Edmundo Bittencourt".
Contudo, no 2º semestre conseguimos produzir o jornal e publicar a sua 1º edição.
Alunos da Turma 1401, da E.M. Edmundo Bittencourt, arrasam no FECEM
Esta apresentação aconteceu no dia 26/08/2022, no Teatro do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro, Rio de Janeiro-RJ.
Meus alunos (Daniel, Enzo Oliveira, Nathã e Vitor), motivados pelo Projeto "Viaje com a leitura", que venho desenvolvendo com a turma, escreveram o poema "Sonhos de Criança". E, com o apoio da Professora de Educação Musical, Ana Lúcia, o transformaram num Rap.
Posteriormente, ela os inscreveu no FECEM - Festival da Canção das Escolas Municipais - 1ª CRE/RJ, junto com outros colegas de turma (Alana, Raphaela, Victória, e Lucas), e Raphael da turma 1503, e, deu início aos ensaios. No dia da apresentação eles arrasaram e conquistaram o 1º lugar.
Eu, Márcio Viegas-Diretor Adjunto, cinco responsáveis das crianças e os demais alunos da turma estávamos presentes no Teatro , e saímos do de lá encantados com a bela apresentação deles.
1º ensaio dos alunos transformando o poema "Sonhos de Criança" em Rap
Momentos de alguns ensaios
Turma 1401 rumo ao FECEM
Turma 1401 retornando do FECEM
Minha visita à Gerência de Leitura da SME/RJ
Como o Projeto "Viaje com a leitura" vinha impactando positivamente no processo de aprendizagem dos meus alunos, resolvi compartilhá-lo com a Gerência de Leitura. Então, conversei com a Samara Barbosa, Diretora Titular da minha escola e, em seguida, enviei um e-mail para a Gerência citada acima.
Posteriormente, foi marcada uma data e hora para eu comparecer à Gerência de Leitura para conversar sobre o Projeto "Viaje com a leitura". Conforme combinado, no dia 06 de setembro, do corrente, compareci lá, e fui bem recebida e acolhida por todos.
Apresentei o Projeto e as atividades desenvolvidas pelos meus alunos, e comentei sobre o engajamento deles e os seus avanços no processo de aprendizagem. Quando falei do Piquenique Literário, a Gerência de Leitura ficou interessada em participar, e disse que iria marcar uma data para ir à escola. Depois, me acompanharam à Assessoria de Comunicação, onde fui apresentada e também conversei sobre o Projeto.
Por fim, a Gerência de Leitura me deu alguns livros para o cantinho de leitura da minha sala de aula.
No dia seguinte, quando mostrei os livros aos meus alunos, eles vibraram de alegria! Assistam ao vídeo abaixo.
Depoimentos dos alunos
Os meus alunos têm demonstrado muita satisfação em participarem do Projeto "Viaje com a leitura", pois, motivados por este, além de estarem desenvolvendo habilidades cognitivas, também estão desenvolvendo habilidades socioemocionais, como: empatia, persistência e autoconfiaça, entre outras.
Na minha sala haviam alunos que, quase não falavam, outros que falavam tão baixo que eu e os colegas só escutava-os se estivéssemos ao seu lado; e alguns que não queriam ler em público, por vergonha ou medo. Entretanto, depois que eles começaram a participar do Projeto "Viaje com a leitura" começaram a mudar de comportamento.
Agora, quando chega uma visita em nossa sala de aula, os alunos adoram falar sobre o Projeto "Viaje com a leitura", e discursam com propriedade sobre as atividades desenvolvidas. Os primeiros ficam impressionados com o engajamento das crianças.
Assistam aos vídeos a seguir, depoimentos dos meus alunos quanto às suas transformações, após começarem a participar deste Projeto.
Abertura da X Semana de Alfabetização da 1ª CRE/RJ
Todo ano a 1ª CRE/RJ realiza eventos na Semana da Alfabetização.
Este ano a Abertura aconteceu no dia 12 de setembro, do corrente, na Escola de Formação Paulo Freire, na Av. Presidente Vargas, 1314, Centro, Rio de Janeiro-RJ.
Mediante o resultado obtido por nossa escola, no FECEM-Festival da Canção da Escolas Municipais-1ª CRE/RJ, com a apresentação do Rap "Sonhos de Criança"; a nossa Professora de Educação Musical-Ana Lúcia, os meus alunos (Daniel, Enzo Oliveira, Vitor, Nathã, Alana, Raphaela, Victória e Lucas) e o Raphael(turma 1503) foram convidados para fazerem a Abertura da X Semana da Alfabetização.
Eu e a Samara Barbosa-Diretora Titular, estávamos presentes na Abertura, e ficamos emocionadas com a apresentação, que foi brilhante.
Os alunos saíram do auditório vibrando de alegria e com os ouvidos ecoando os sons dos aplausos.
Minha participação na X Semana de Alfabetização da 1ª CRE/RJ
Na X Semana de Alfabetização eu fui convidada para participar, como palestrante, de uma Roda de Conversa que aconteceu no dia 15 de setembro, do corrente, na E.D.I. Rachel de Queiroz, na Av. Presidente Vargas, 2205 Centro, Rio de Janeiro-RJ
Durante a conversa apresentei o Projeto "Viaje com a leitura" que venho desenvolvendo com a minha turma do 4º ano, 1401, as atividades desenvolvidas pelos alunos e os avanços alcançados por eles.
Foi muito gratificante ouvir dos meus pares, que o trabalho que eu estava desenvolvendo era maravilhoso e inspirador. Eles também disseram que em algumas unidades escolares era impossível realizar trabalho parecido, por falta de espaço e recursos. Naquele momento, comentei que as atividades desenvolvidas no meu Projeto poderiam ser trabalhadas com qualquer público, assim como em espaços e recursos disponíveis em suas unidades escolares, sendo necessário apenas fazer adaptações. Isso os deixou mais animados.
Outros professores também apresentaram os seus trabalhos. Foi um dia de muito aprendizado.
Abaixo encontram-se registros de alguns momentos da minha participação.
Apresentação do Projeto "Viaje com a leitura"
Conversando sobre as atividades desenvolvidas no Projeto
21 de Setembro
Dia Internacional da Paz
No Dia 21 de Setembro, comemora-se o Dia Internacional da Paz. Neste dia, eu e meus alunos conversamos e realizamos algumas reflexões acerca deste tema. Em seguida, os solicitei que escrevessem em uma folha, o que a PAZ significava para eles. A maioria dos alunos escreveram suas frases, a partir de reflexões sobre situações já vivenciadas por eles. Clique na imagem ao lado e leia as frases dos alunos.
Gerência de Leitura e Assessoria de Comunicação da SME/RJ participam do 15º Piquenique Literário da turma 1401
No dia 28 de setembro, do corrente, realizamos o nosso 15º Piquenique Literário.
Devido às intempéries climáticas, não foi possível realizá-lo debaixo da árvore, como de costume. Então, o Piquenique Literário aconteceu no pátio da escola, em frente ao Painel Brincadeiras, de Burle Marx.
Participaram do nosso piquenique: A Gerência de Leitura e a Assessoria de Comunicação da SME/RJ, Rose Barreto- Diretora Adjunta, Anielen Lau-Professora da Sala de Leitura da nossa escola, Cristianoo-Agente Educador e sete responsáveis dos meus alunos, que representaram os demais responsáveis.
Veja a seguir, alguns registros do Piquenique Literário.
Além da leitura individual realizada pelos alunos, alguns destes compartilharam a leitura do livro "Da minha janela", de Otávio Júnior; algumas alunas compartilharam a recitação de um poema do livro "Primavera"; o aluno Miguel recitou o Poema "Eu", de Renata da Silva Pinto, do Livro "Poesia na escola"; a aluna Beatriz recitou um poema de sua autoria; eu recitei um poema de minha autoria; e os responsáveis relataram como acontecia a leitura em sua infância.
Foi um dia especial e de muita emoção!
Abaixo encontram-se alguns registros em fotos e vídeos.
Leitura Colaborativa do livro "Da minha janela", de
Otávio Júnior
Eu, Professora Márcia Conceição, recitando um poema de minha autoria
Relatos dos Responsáveis
Encerramos o piquenique com a fala da Gerente de
Leitura da SME/RJ, Carla Celestino.
Por fim, esta Gerência nos presenteou com dois cestos para a mini biblioteca que tenho em minha sala de aula, e com livros para os alunos levarem para suas casas, o que abrilhantou ainda mais aquele dia.
Assistam ao vídeo a seguir.
Publicação do 15º Piquenique Literário da turma 1401 no Instagran da SME/RJ
Desafio para os alunos da turma 1401
No 3º bimestre deste ano letivo a maioria dos meus alunos já havia desenvolvido a prática da leitura, então, resolvi propô-los o seguinte desafio: Ler para outras turmas.
Vários alunos se apresentaram como voluntários para realizarem as leituras, o que não foi surpresa para mim, pois eles gostavam de ler para os colegas da própria turma e para os seus no responsáveis, durante os nossos Piqueniques Literários. Então, ler para as outras turmas da escola seria apenas mais desafiador, por estarem diante de outros colegas e professores.
Logo após os alunos aceitarem o desafio, organizei as leituras da seguinte maneira: os nomes dos alunos que as realizariam, os dias e horários da semana em que elas aconteceriam, os livros que seriam lidos, e a(o) aluna(o) que ficaria responsável pelos registros.
Após uma semana, eles deram início às leituras. Foi emocionante!
Assista aos vídeos abaixo, meus alunos lendo para outras turmas.
Aluno Gabriel Cabral lendo o Livro "Da minha janela", de Otávio Júnior, na turma 1202
Aluna Débora lendo o Livro "Hstória de Bondade", da Coleção Culturama, na turma 1101
Aluno Nathã lendo o Livro "POPIM O sapo que reflorestou a floresta ", de Andreza Peruzzo , na turma 1302
17º Piquenique Literário
Neste Piquenique Literário tivemos a participação de alguns responsáveis dos meus alunos e das nossas Diretoras, Samara Barbosa e Rose Barreto.
O Piquenique Literário é o momento de magia, em que os alunos viajam com a leitura, trilham pela imaginação e desvendam a criatividade.
Assista aos vídeos abaixo, meus alunos lendo em voz alta durante este Piquenique Literário.
Alunos elaborando situações-problema
Dia 29 de Outubro
Dia Nacional do Livro
Na data em que comemora-se o "Dia Nacional do Livro", entreguei um certificado personalizado aos meus alunos, visto que eles estão participando do Projeto "Viaje com a leitura" e vêm desenvolvendo o comportamento leitor. Esta foi uma estratégia para incentivá-los ainda mais à leitura.
Como esta data caiu no Domingo, os enviei, via whatsapp. Posteriormente, os certificados lhes serão entregues pessoalmente.
Homenagem à Rose Barreto-Diretora Adjunta
Durante o ano letivo desenvolvemos alguns projetos, e um deles foi o Projeto "70 anos da E.M. Edmundo Bittencourt", idealizado pela Samara Barbosa, nossa Diretora Titular.
Na última etapa, que seria concluída no dia 02/12, cada turma teria que fazer uma homenagem para a Diretora Adjunta, Rose Barreto, em comemoração ao seu aniversário.
Então, eu e meus alunos combinamos que eles produziriam, coletivamente, um poema para ela, com a minha mediação.
No dia da homenagem, a Rose Barreto ficou muito emocionada!
A seguir encontram-se registros do poema e da homenagem prestada pelos meus alunos.
Poema "Inesquecível Rose"
Os alunos recitando o poema para a Rose Barreto
Foto após a homenagem
V FLIG - Festa Literária da Gonzaga
No início de dezembro, do corrente, recebi um convite da minha amiga, Antônia Alice, Coordenadora Pedagógica da E.M. Gonzaga da Gama Filho, para participar da V FLIG - Festa Literária da sua escola, que aconteceria nos dias 05, 06, 07 e 08.
No último dia, a Escritora Carol Machado, autora do livro "As cores de Carolina", estaria presente para uma conversa com os alunos. Ela é Professora da Rede de Ensino do Município do Rio de Janeiro. Eu já a conhecia, pois havia trabalhado com ela em 2014, na própria Gonzaga da Gama Filho, onde iniciei a minha carreira do magistério, em 2013.
Então, retornar àquela escola e participar de uma conversa com a Escritora Carol Machado, seria muito significante para mim, visto que, além de tudo, venho desenvolvendo um projeto de leitura.
Na foto abaixo, encontro-me com a minha amiga, Antônia Alice, Coordenadora Pedagógica da escola citada acima.
Chegando à E.M. Gonzaga da Gama Filho, fui recebida e acolhida pelo Professor da Sala de Leitura, Laerte Mourão, com quem eu também já havia trabalhado. E, para minha surpresa, tomei conhecimento naquele momento, de que ele também havia escrito e publicado um livro, "O gato e a lua". Foi uma tarde de surpresas.
Nas fotos abaixo, encontro-me com a Escritora Carol Machado, Escritor Laerte Mourão e a Coordenadora Antônia Alice.
A conversa da Escritora Carol Machado com os alunos aconteceu na Sala de Leitura, e as crianças foram organizadas por turma, acompanhada das respectivas professoras.
Eu participei das conversas e fiquei impressionada o quão os alunos prestavam atenção enquanto a Escritora realizava a contação da história. Foi possível perceber o encantamento nos olhos daquelas crianças e o interesse delas pelo enredo.
Elas aguardavam ansiosas, o momento de dialogarem com a autora, e fazerem as perguntas para sanarem as dúvidas que surgiam durante a contação.
Aquela tarde foi maravilhosa!
Veja os registros abaixo, a Escritora Carol Machado contando sua história para os alunos.
Naquele dia, além de ter tido o prazer de participar da conversa da Escritora Carol Machado com os alunos, também participei da contação da história do livro "O gato e a lua", realizada pelo próprio Autor, Professor Laerte Mourão. Foi encantador!
Por fim, eu adquiri os livros desses ilustres escritores, que os autografaram para mim.
Então, os levei para a mini biblioteca que tenho na minha sala de aula, para fazer parte do acervo do meu Projeto "Viaje com a leitura".
Veja o registro abaixo, a Escritora Carol Machado autografando um livro para mim e outro para o meu Projeto.
Estes livros são ótimas indicações para leitura.
Embora eu tenha participado apenas do último dia daquela Festa Literária, foi inspiradora. Afinal, venho desenvolvendo o Projeto "Viaje com a leitura", e saí de lá com algumas ideias.
Por acreditar que compartilhando práticas pedagógicas bem sucedidas podemos inspirar a criação de novos projetos, é que procuro registrar neste site algumas experiências vivenciadas por mim.
Culminância do Projeto
"Viaje com a leitura"
A Culminância de um projeto pedagógico é a etapa final, na qual compartilhamos os resultados do trabalho desenvolvido durante o seu percurso.
No dia 12 de dezembro, do corrente, aconteceu a Culminância do meu Projeto "Viaje com a leitura".
Foi emocionante!
Veja alguns registros abaixo.
Abertura da Culminância do Projeto
Iniciamos a Culminância com a palavra da Rose Barreto- Diretora Adjunta, que discursou sobre:
a minha trajetória na E.M. Edmundo Bittencourt, o Projeto "Viaje com a leitura", o qual venho desenvolvendo com os meus alunos; os resultados obtidos com o Projeto; e a importância da parceira dos responsáveis com a escola.
Meus agradecimentos
Em seguida, agradeci de maneira especial, a todos ali presentes, e discursei sobre: as atividades desenvolvidas no Projeto "Viaje com a leitura"; suas contribuições para o processo de aprendizagem dos meus alunos; o meu encantamento pelo engajamento das crianças no Projeto; e o quanto foi relevante a participação dos responsáveis nos Piqueniques Literários e na vida escolar de seus filhos.
21º Piquenique Literário
Depois os alunos prosseguiram com o Piquenique Literário, conforme podem observar nos registros a seguir.
Participação dos responsáveis
Os responsáveis participaram do Piquenique Literário, durante o qual puderam perceber o quão as crianças avançaram na linguagem verbal (oral e escrita). Além disso, eles tiveram o prazer de ler com e para seus filhos, no ambiente escolar.
Momentos inesquecíveis!
Homenagens realizadas pelos alunos
Demos continuidade à Culminância com várias homenagens.
Estas foram produzidas, coletivamente, pelos meus alunos, com a minha mediação.
Abaixo assistam aos vídeos, meus alunos prestando as homenagens.
Homenagem aos Cozinheiros da Escola
Homenagem aos Professores da turma 1401
Os responsáveis assistindo as homenagens
Homemagem à Comunide Escolar
Esta homenagem foi prestada à Comunidade Escolar durante a Culminância. O texto foi produzido, coletivamente, pelos meus alunos. Esta é a gravação de um dos ensaios, realizados na sala de aula.
Produções dos alunos sobre o Projeto "Viaje com a leitura"
Durante toda Culminância eu senti muito orgulho dos meus alunos. Principalmente, quando eles leram os textos que haviam produzido, individualmente, sobre o Projeto "Viaje com a leitura".
Enquanto cada aluno lia o seu texto, a emoção tomava conta de mim. Pois através de suas palavras percebi o quão as atividades desenvolvidas no Projeto foram significativas para eles.
Entrega de certificados e medalhas
Seguimos com a entrega de certificados e medalhas aos meus alunos, realizada pela Samara Barbosa-Diretora Titular, Márcio Viegas-Diretor Adjunto e por mim; pela dedicação e engajamento com os quais eles participaram do Projeto "Viaje com a leitura".
Abaixo encontram-se os registros de alguns alunos.
Agradecimentos dos responsáveis
Chegado o momento dos responsáveis falarem, três mães, Amália , Amanda e Liliane, representaram os demais, e agradeceram à Direção e a mim, pelo trabalho desenvolvido com seus filhos.
Além de emocionada, me senti realizada por ter o meu trabalho reconhecido. Isso me motivou ainda mais a continuar desenvolvendo o Projeto "Viaje com a leitura" e a implementar mais atividades.
Embora eu já tivesse percebido que o Projeto havia impactado positivamente no processo de aprendizagem dos meus alunos, escutar aquelas palavras de seus responsáveis, durante a Culminância, foi muito gratificante para mim.
Assista aos vídeos dos agradecimentos , a seguir.
Lanche Coletivo
Em seguida, os responsáveis serviram-nos um lanche delicioso, preparado por eles, com muito carinho. Após o lanche, encerramos a Culminância.
Abaixo encontram-se alguns registros do lanche.
Esta foto com os responsáveis da turma 1401 foi tirada ao término da Culminância. Infelizmente, nem todos puderam estar presentes, e outros precisaram sair antes do término.
Etapas do projeto
Todo projeto, primeiramente, é pensado por seu idealizador. Depois ele é planejado, executado, encerrado (culminância) e avaliado.
Embora eu tenha idealizado este Projeto, toda vez que vou desenvolvê-lo com uma turma, apresento-o aos alunos e, em seguida, converso com eles sobre o planejamento, momento em que procuro conhecer suas opiniões e sugestões. Pois como eles realizarão as atividades, é fundamental que estas tenham significados para eles.
Para que o projeto seja um sucesso, durante a sua execução, é necessário que haja o monitoramento constante das atividades que estão sendo desenvolvidas. Assim, é possível identificar se elas estão dando certo. Caso não estejam, deverrão ser realizados a revisão e os ajustes das mesmas.
Como vocês puderam perceber em alguns registros ao longo deste site, durante o desenvolvimento do Projeto "Viaje com a leitura", precisei rever e fazer ajustes em algumas atividades, para alcançar os objetivos definidos.
Após concluído o projeto, é fundamental que os resultados sejam apresentados. A culminância é o momento em que ocorre essa apresentação, que pode ser através de demonstração das atividades que foram desenvolvidas durante o seu percurso.
A Culminância do Projeto "Viaje com a leitura" aconteceu no dia 12 de dezembro, do corrente, momento em que eu e meus alunos apresentamos os resultados das atividades desenvolvidas durante todo o seu percurso, conforme constam nos registros postados anteriormente.
Por fim, tem a avaliação do Projeto.
Na minha opinião, a avaliação deve acontecer durante todo o percurso do projeto. A minha ocorreu exatamente durante o monitoramento das atividades. No entanto, como acredito que todas as pessoas envolvidas no projeto também precisam avaliá-lo, providenciei para que os alunos e seus responsáveis a fizessem, conforme observarão mais adiante.
Atividades ajustadas durante o percurso deste Projeto
No início do Projeto as leituras dos livros eram realizadas somente em sala de aula. Porém, comecei a perceber que alguns alunos não estavam apresentando interesse em desenvolver a prática da leitura e, em vez de apanharem um livro para ler, preferiam desenhar, ou realizar outra atividade.
Então, comecei a pensar em outra maneira de motivá-los à leitura. Foi quando surgiu-me a ideia do Piquenique Literário.
Antes
Depois
Os empréstimos de livros eram realizados semanalmente, e os registros dos títulos e de quem os apanhava eram anotados por uma colega. Mas, como passaram a ser realizados diariamente, esta estratégia não estava dando certo, pois as anotações estavam tomando muito tempo da aula.
Então, ao pensar em outra estratégia, surgiu-me a ideia das fichas. Conversei com os alunos, e eles concordaram, pois
cada um teria a própria ficha e faria a anotação do seu empréstimo. Dessa maneira, as anotações não tomariam mais tanto tempo da aula, como vinha acontecendo.
Antes
Depois
Assim que começamos a realizar o Piquenique Literário, somente os alunos da turma 1401 participavam dele.
Porém, logo após o 3º piquenique, os alunos sugeriram convidar seus responsáveis. Então, conversei com a Samara Barbosa, Diretora Titular da nossa escola, e ela autorizou convidá-los.
Quando realizamos o 4º Piquenique Literário, convidamos alguns responsáveis, no entanto, apenas três puderam comparecer: Diana, Amália e Liliane. A participação deles em nosso piquenique foi aumentando a cada mês, como puderam perceber nos registros ao longo do site.
Antes
Depois
Indicações de livros
A leitura é algo que aprendemos a gostar somente quando a praticamos.
Então, com o objetivo de incentivar outras crianças a desenvolverem a prática da leitura, implementei mais uma atividade no Projeto, indicação de livros.
Assista aos vídeos abaixo, meus alunos fazendo indicações de livros.
Avaliando o Projeto "Viaje com a leitura"
Como um projeto envolve a participação de várias pessoas, é de grande relevância que todos os envolvidos no "Viaje com a leitura" o avaliassem.
A seguir você poderá acompanhar todas as avaliações.
Alunos da turma 1401 avaliam o Projeto
Ao elaborar a avaliação dos alunos, eu pretendia obter mais informações para as minhas reflexões sobre as atividades desenvolvidas no Projeto.
Eu também pretendia conhecer como era a participação deles em determinadas atividades culturais.
Então, elaborei uma avaliação quantitativa, e conforme combinado com os alunos, os enviei o link do questionário, via whatsapp, para eles responderem.
Para conhecer os resultados das avaliações, basta clicar no documento.
Responsáveis dos alunos avaliam o Projeto
Com o intuito de conhecer as opiniões dos responsáveis quanto às atividades desenvolvidas no Projeto e quanto às contribuições deste, para o processo de aprendizagem de seus filhos, elaborei uma avaliação qualitativa, a qual eles levaram o formulário para casa, preencheram de próprio punho e me devolveram.
Para conhecer todas as avaliações, basta clicar no documento.
Minha avaliação
Durante o percurso do Projeto "Viaje com a leitura", realizei avaliação formativa, durante a qual monitorei todas as atividades desenvolvidas, sempre examinando o processo de aprendizagem dos alunos, para identificar como aprendiam e as dificuldades que apresentavam. Isso me possibilitou fazer as intervenções necessárias e ajustar algumas atividades.
Próximo ao encerramento do ano letivo, fiz uma retrospectiva das aprendizagens dos alunos, e analisei os resultados de todas as avaliações, para nutrir as minhas reflexões sobre os resultados obtidos com o Projeto. Então, cheguei a conclusão de que, o "Viaje com a leitura" foi uma escolha acertada, que impactou relevantemente o processo de ensino e aprendizagem dos meus alunos.
Este ano letivo foi muito mais desafiador do que os anteriores, visto que foi subsequente à pandemia da Covid-19, que causou grandes atrasos à Educação, por exemplo, alto índice de alunos com defasagem na aprendizagem.
Contudo, para a minha turma foi um ano de grandes conquistas.
Os meus alunos, com muito esforço, dedicação e engajamento, superaram vários desafios propostos e desenvolveram além da prática da leitura; a autonomia; o protagonismo; habilidades socioemocionais e cognitivas, que os favoreceram alcançar avanços significativos no processo de aprendizagem.
Para mim foi muito gratificante mediar este processo e perceber o quão este Projeto contribuiu para as transformações dos meus alunos.
A seguir, encontram-se algumas postagens que a Rose Barreto, Diretora Adjunta da escola na qual leciono, fez sobre a Culminância do Projeto "Viaje com a leitura", no grupo de whatsapp da nossa equipe pedagógica.
Diante de tudo que foi registrado neste site, durante este ano letivo, só tenho a dizer que estou muito satisfeita com os resultados obtidos com o desenvolvimento do Projeto "Viaje com a leitura" , visto que impactou relevantemente no processo de ensino e aprendizagem dos meus alunos da turma 1401, promovendo-lhes várias transformações .
Quanto aos alunos, sinto muito orgulho deles, pelo engajamento no Projeto "Viaje com a leitura" e pelo esforço, dedicação e resiliência, com os quais enfrentaram e superaram os desafios que lhes foram propostos no decorrer deste ano letivo.
Agradeço a Direção da E.M. Edmundo Bittencourt e aos responsáveis dos meus alunos, pela parceria e por acreditarem no meu trabalho.
No próximo ano, 2023, espero poder prosseguir com esta turma, dando continuidade a este Projeto.
Turma 1401/2022